¹ O filho sábio atende à instrução do pai; mas o tolo não ouve a repreensão.
Provérbios 13:1
Posso dar uma opinião aqui? Esse capítulo treze de Provérbios é bem duro em seus versículos (meus parabéns Salomão). Aliás, se estiver lendo esse texto perto do segundo domingo de agosto, Feliz dia dos pais à você que faz papel de Pai na família.
Escrevo esse artigo, pois esse versículo será tema do culto de dia dos pais que faremos na Igreja Batista em Jardim Cinira (IBCinira).
Por que escrevo que o capítulo treze é um dos mais duros escrito por Salomão? Porque de uma forma simples, ele esclarece que aquele que viver por conta própria, sem se atentar para os ensinamentos dos pais ou até mesmo de Deus, acabará andando em ruinas.
Tolo é aquele que não ouve a repreensão dada.
Só que toda conversa bíblica acaba fazendo a gente entrar em dois sub-temas. Nesse tema o foco não será diferente.
1 - COMO TEM SIDO A MINHA VIDA? SIGO OS CAMINHOS QUE MEU PAI (SEJA O TERRENO OU O CELESTIAL) TEM ME ENSINADO?
2 - SENDO PAI, TENHO MOSTRADO O MELHOR CAMINHO A SEGUIR AOS FILHOS?
Não iremos sair de Salomão. Pois, ele, sendo de família real, recebeu grandes instruções de seu pai (Davi). Instruções essas que diziam muito sobre a vida, trabalhos, erros e acertos de Davi (principalmente instruções espirituais). Davi, também recebeu boas instruções de seu Pai Jessé, seguindo os bons ensinamentos das gerações anteriores.
A título de curiosidade, segue a linhagem de Salomão: Davi, filho de Jessé. Jessé, filho de Obede. Obede, filho de Boaz (esposo de Rute), e Boaz, filho de Raabe (sim, a prostituta presente no livro de Josué, que auxiliou os espias em Canaã).
Não temos precisão dessa informação, mas é bem provável que Salomão estava no auge do seu reinado. Período esse onde não havia inicializado seus escândalos e problemas culturais por conta das diversas mulheres que o rei possuia.
Enquanto Salomão seguia as instruções que seus pais e Deus haviam dado, seu reinado estava sendo bem sucedido e próspero.
Conforme o tempo foi passando, suas ambições, pensamentos tolos e até zombarias, iniciavam o declínio do seu reinado .
Voltamos então, ao versículo base:
¹ O filho sábio atende à instrução do pai; mas o tolo não ouve a repreensão.
Provérbios 13:1
Eu, sendo filho, quais caminhos estou seguindo? O que tenho feito para seguir os caminhos que eles tem me passado? O que tenho feito para honrá-los?
Nisso, temos um bom questionamento: O que é honrar os pais?
¹ Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
² Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
³ Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
⁴ E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
Efésios 6:1-4
Paulo em sua carta aos Efésios diz para honrarmos aos nossos Pais, da mesma forma que Deus fala com Moisés para escrever esse mandamento nas pedras. Os nossos Pais são as primeiras autoridades que temos na vida, muito antes de um professor, algum oficial da segurança, um chefe ou qualquer outra liderança. Ser obedientes e seguir os conselhos que eles nos passam é mostrar que somos fiéis às autoridades que Deus colocou em nossas vidas. Consequentemente, ser obediente àqueles que são nossas autoridades (contanto que sejam sábios e guiados por Deus), nos leva a ser obedientes a Deus também. Não apenas ser obedientes, mas entender que os pais são figuras valiosas em nossas vidas. Honrar, é entender que da mesma forma que amo a Deus, amo os meus pais. Da mesma forma que Deus é valioso, devo entender que meus pais são valiosos em minha vida. Aquilo que reflito aos meus pais, é aquilo que reflito à Deus (o mesmo com o casamento, mas o foco aqui é o dia dos Pais, focaremos nessa relação familiar). Em resumo, todo o trato que temos com os nossos pais, é reflexo daquilo que fazemos e queremos para com Deus. Entender isso, é fundamental para saber como honrar nossos pais. Toda relação que temos, familiar, empresarial, amorosa e até um laço de amizade, o foco é sempre retirar o máximo de nós, e focar no outro. Pois, tudo isso reflete na maneira que trato a Deus.
O dia dos Pais, em nosso calendário, tem sua representação no segundo domingo do mês de agosto. Um dia para análise: "como eu honrei os meus pais nesse ano?". Refletir sobre isso e comemorar as conquistas (não estou falando sobre nada material aqui) nos trarão um dia dos pais ainda mais significativo.
Faltou o segundo item. Se, por um lado o filho tem o dever de honrar pai e mãe, seguir os caminhos do Senhor e gerar bons frutos. Como tem sido os ensinamentos que os Pais tem passado aos filhos? Olhe hoje para os filhos que foram e estão sendo criados, respire e pense "O caminho que meu filho está seguindo é aquele que eu o eduquei no decorrer da vida? Esse caminho que ele está seguindo o leva para mais perto de Deus?", ou então "Os conselhos que passo aos filhos (seja você Pai ou mãe) são conselhos de um responsável sábio ou tolo?" Sendo sábio, há uma maior facilidade de formar filhos sábios, mas, sendo um pai tolo, apenas em excessões o filho poderá ser sábio e criar outras gerações sábias.
Ser sábio, também é uma dúvida muito pertinente aqui: O que é ser sábio?
Salomão nos responde essa pergunta em outro livro:
¹ Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia.
Eclesiastes 10:1
Salomão, utilizando de figuras de linguagens nos traz a seguinte ilustração: Um produtor de perfume (figura muito presente no oriente médio) tinha o maior cuidado na produção de seus perfumes. Se atentando para os mínimos detalhes de materiais e quantidades. Só que por um pequeno descuido, uma mosca acaba entrando na sua essência, morrendo dentro dela, se decompondo e estragando o perfume que estava sendo produzido. Qual o resultado disso? Todo o produto que havia sido produzido precisaria ser descartado, não da para reaproveitar nada.
Salomão diz que a nossa vida não deve ser igual a de um produtor de perfume que se descuida, pois um pequeno erro que acontece conosco, faz com que toda a vida se perca. uma "mosca morta" pode corromper todo o nosso caminho e viver com sabedoria é isso. Devemos ser vigilantes e identificar qualquer problema, tentação ou desavença que venha a fazer com que o nosso perfume estrague (o nosso perfume é nossa vida).
Se queremos ser sábios, e ensinar nossos filhos a serem sábios, é entender que na vida, muitas ações e pessoas estarão lá para que de forma amigável te desvie dos caminhos de Deus, te fazer deixar de honrar os pais ou até fazer com que você veja que contemplar o Senhor é uma maior perda de tempo. Sabedoria é ter essa vigilância com a minha vida e daqueles que estão perto de mim.
Temos então dois itens. Eu, sendo filho, como honrar e seguir os conselhos sábios que meus pais me passaram? E, sendo Pai, como agir com sabedoria para passar os melhores conselhos e ensinamentos aos filhos?
Tenha um excelente dia dos Pais!!